Embora seja um pensamento um tanto quanto desagradável, o fato é que, infelizmente, acidentes acontecem. Todos nós estamos passíveis e vulneráveis aos acontecimentos do acaso, que podem levar a ferimentos indesejados. Por isso, é importante ter um kit de primeiros socorros disponível.
Assim como tomamos diversos cuidados ao comprar um carro, é imprescindível estender o zelo aos passageiros e manter, no veículo, ferramentas que possam vir a ser úteis em quaisquer imprevistos.
Foi pensando em você, motorista cuidadoso, que preparamos este post. Entenda os motivos para montar um kit de primeiros socorros e confira os 6 itens básicos que não podem ficar de fora.
Leia por completa e sinta-se cada vez mais seguro com as nossas dicas!
Por que montar um bom kit de primeiros socorros?
Ter um conjunto de ferramentas e medicações úteis é algo indispensável para todos os lares e, obviamente, para todos os veículos. A necessidade se torna ainda maior para aqueles que costumam viajar com a família, carregando crianças e idosos.
Os kits podem ser utilizados para lesões menores, como ferimentos leves e arranhões, e também para casos mais graves, podendo fazer a diferença entre a vida e a morte do indivíduo.
Um exemplo de machucado grave é quando alguém está sangrando profundamente. Nesse caso, um curativo adequado e a aplicação da pressão certa podem estancar o sangramento até a ajuda médica chegar.
Então quais são os 6 itens que não podem faltar no kit?
Agora que você sabe da importância do kit, vem a resposta deste post: conheça os 6 itens indispensáveis na composição do kit de primeiros socorros!
1. Luva
Para lidar com ferimentos, independentemente de suas extensões e profundidades, higiene é fundamental. A utilização de luvas é um meio eficiente de evitar a proliferação de bactérias e a consequente infecção da lesão.
Além disso, as luvas também garantem a segurança de quem está lidando com os ferimentos, impedindo contaminações e evitando que outros machucados ocorram.
2. Gaze, algodão e bandagens
Tanto a gaze e o algodão podem ser utilizados para a limpeza de ferimentos. Outra finalidade bastante comum é a compressão de machucados, evitando sangramentos excessivos.
Já as bandagens são muito úteis para manter os dois primeiros no lugar, além de imobilizar áreas do corpo que sofreram torções.
3. Soro fisiológico e álcool
O soro fisiológico é uma solução salina muito utilizada para a limpeza de diversas áreas, como pele e olhos.
Já o álcool não deve ser utilizado, em hipótese alguma, diretamente sobre os ferimentos. A sua função dentro do kit é a de esterilizar objetos antes do uso e fazer a limpeza das mãos.
4. Tesoura e pinça
Ambas são ferramentas indispensáveis em qualquer kit de primeiros socorros e podem ser úteis também para outras situações que não envolvam emergências. Apenas se certifique de sempre limpar as superfícies com álcool antes de utilizá-las.
Uma dica interessante é ter mais de um tipo de tesouras, com pontas diferentes. As comuns são ótimas para cortar tecidos e outros materiais, mas as de pontas arredondadas são preferíveis para outros casos, evitando que, por exemplo, machucados por algum descuido sejam feitos.
5. Antissépticos
Alguns produtos, como água oxigenada, iodo ou soluções à base de clorexidina, podem ser muito úteis em casos de lesões.
A sua ação se dá por meio do extermínio de bactérias no local da ferida, evitando a proliferação delas e garantindo que a pessoa fique livre de infecções. Os antissépticos ser utilizados antes de o curativo ser colocado.
6. Medicações
Além de antissépticos, pomadas antibióticas à base de neomicina e bacitracina podem ser utilizadas em ferimentos. Portanto, é interessante contar com produtos desse tipo em seu kit.
Outras medicações que podem compor um kit de primeiros socorros são analgésicos e antitérmicos, como dipirona e ibuprofeno, excelentes opções para casos de dores moderadas e febres.